Transformers 3: Dark of the Moon - Uma revisão
Transformers 3: Dark of the Moon é o terceiro capítulo da série de filmes live-action Transformers, dirigido por Michael Bay e escrito por Ehren Kruger. É baseado na linha de brinquedos Transformers da Hasbro, que apresenta robôs gigantes que podem se transformar em veículos e outros objetos. O filme foi lançado em 2011 e arrecadou mais de $ 1 bilhão em todo o mundo, tornando-se um dos filmes de maior bilheteria de todos os tempos. Mas é um bom filme? Neste artigo, vamos rever o enredo, personagens, temas e aspectos técnicos de Transformers 3, e opinar se vale a pena assistir ou não.
Introdução
Sobre o que é Transformers 3?
O filme se passa dois anos após os eventos de Transformers: A Vingança dos Derrotados, que mostrou a guerra entre os heróicos Autobots e os malignos Decepticons, duas facções de robôs alienígenas que vieram para a Terra de seu planeta natal, Cybertron. Em Transformers 3, os Autobots descobrem uma espaçonave cibertroniana escondida na lua, que contém um poderoso dispositivo que pode acabar com a guerra. No entanto, os Decepticons também descobrem esse segredo e lançam um novo ataque à Terra para reivindicá-lo para si. O destino de ambos os mundos está em jogo enquanto os Autobots e seus aliados humanos tentam detê-los.
transformers 3
Quem são os personagens e atores principais?
O filme apresenta um grande elenco de personagens humanos e robôs. Alguns dos principais são:
Sam Witwicky (Shia LaBeouf), um jovem que fez amizade com os Autobots e os ajudou a salvar a Terra duas vezes. Ele está procurando um emprego e um propósito na vida, ao mesmo tempo em que tenta manter seu relacionamento com sua nova namorada Carly (Rosie Huntington-Whiteley).
Optimus Prime (dublado por Peter Cullen), o líder dos Autobots, que é nobre, corajoso e compassivo. Ele está determinado a proteger a Terra e seus companheiros Autobots dos Decepticons, mesmo que isso signifique se sacrificar.
Megatron (dublado por Hugo Weaving), o líder dos Decepticons, que é implacável, astuto e sedento de poder. Ele quer conquistar a Terra e Cybertron e destruir Optimus Prime e seus seguidores.
Sentinel Prime (dublado por Leonard Nimoy), o ex-líder dos Autobots, que se pensava estar morto, mas na verdade foi preservado na espaçonave na lua. Ele detém a chave para ativar o dispositivo que pode acabar com a guerra, mas também tem uma agenda oculta.
Bumblebee, Ironhide, Ratchet, Sideswipe, Wheeljack (também conhecido como Que), Mirage (também conhecido como Dino) e outros Autobots que lutam ao lado de Optimus Prime contra os Decepticons.
Starscream, Soundwave, Shockwave, Laserbeak, Barricade, Crankcase, Crowbar, Hatchet, Igor e outros Decepticons que servem Megatron e seus planos.
William Lennox (Josh Duhamel), Robert Epps (Tyrese Gibson), Charlotte Mearing (Frances McDormand), Seymour Simmons (John Turturro), Dylan Gould (Patrick Dempsey), Bruce Brazos (John Malkovich), Jerry Wang (Ken Jeong), Ron Witwicky (Judy Witwicky) e outros personagens humanos que estão envolvidos na guerra entre os Autobots e os Decepticons, seja como aliados, inimigos ou espectadores.
Quais são os principais temas e mensagens?
O filme explora vários temas e mensagens, como:
A importância da lealdade, amizade e confiança. O filme mostra como os Autobots e seus aliados humanos se unem e se apoiam, mesmo diante de traição e decepção. Também mostra como os Decepticons são divididos por ganância, medo e ódio, e como eles acabam falhando por causa de sua falta de unidade.
As consequências da guerra, violência e destruição. O filme retrata os efeitos devastadores da guerra na Terra e em Cybertron, bem como na vida dos humanos e dos robôs. Mostra como a guerra pode causar dor, perda, trauma e morte, e como também pode corromper e manipular aqueles que estão envolvidos nela.
O valor da liberdade, escolha e responsabilidade.O filme retrata como os Autobots lutam pela liberdade de sua própria espécie e dos humanos, e como eles respeitam as escolhas e os direitos dos outros. Também retrata como os Decepticons procuram escravizar e oprimir os dois mundos e como eles desconsideram as consequências de suas ações.
Resumo da trama
O segredo da lua
O filme começa com um flashback de 1961, quando uma espaçonave cibertroniana chamada Arca cai no lado escuro da lua. A Arca contém o Sentinel Prime e centenas de pilares que podem criar uma ponte espacial, um portal que pode transportar matéria pela galáxia. O acidente é detectado pela NASA, que solicita o lançamento das missões Apollo para investigar. Os Autobots desconhecem esse segredo até 2011, quando Optimus Prime aprende sobre isso com as palavras moribundas de seu antigo mentor. Ele então lidera uma missão para recuperar o Sentinel Prime e os pilares da lua, na esperança de usá-los para restaurar Cybertron.
O retorno dos Decepticons
No entanto, é revelado que os Decepticons têm manipulado secretamente os assuntos humanos por décadas, usando seus agentes como Soundwave, Laserbeak e Dylan Gould, um rico empresário que é o chefe de Carly. Eles também têm escondido centenas de seus próprios pilares na Terra, bem como um enorme exército de Decepticons adormecidos em órbita. Seu plano é usar o Sentinel Prime para ativar a ponte espacial e trazer suas forças para a Terra, onde escravizarão a humanidade e os usarão como força de trabalho para reconstruir Cybertron. Para fazer isso, eles precisam capturar o Sentinel Prime e seu pilar de controle dos Autobots.
A batalha final em Chicago
Os Decepticons tiveram sucesso em seu plano ao encenar um falso tratado de paz com os humanos, que na verdade é uma armadilha para emboscar e exilar os Autobots no espaço. Eles também revelam que o Sentinel Prime tem trabalhado com eles o tempo todo, tendo feito um acordo com Megatron para salvar Cybertron a qualquer custo.Os Decepticons então lançam uma invasão em grande escala de Chicago, onde eles montam a ponte espacial e começam a transportar seu exército. No entanto, os Autobots conseguem sobreviver à suposta execução e retornam à Terra com a ajuda de seus aliados humanos. Eles então se envolvem em uma batalha feroz com os Decepticons em Chicago, tentando impedi-los de ativar a ponte espacial e destruir a Terra e o Cybertron.
Análise e avaliação
Os pontos fortes do filme
Os efeitos visuais e as cenas de ação
Um dos aspectos mais elogiados de Transformers 3 são seus impressionantes efeitos visuais e cenas de ação. O filme apresenta alguns dos CGI mais impressionantes já vistos na tela, criando representações realistas e detalhadas dos robôs, suas transformações, suas batalhas e seus ambientes. O filme também apresenta algumas das sequências de ação mais emocionantes e espetaculares da história do cinema, como:
A cena do pouso na lua, que recria o evento histórico com uma reviravolta.
A cena da perseguição na estrada, que mostra algumas das acrobacias mais inventivas e emocionantes envolvendo carros e robôs.
A cena do arranha-céu, que envolve Sam e seus amigos deslizando por um prédio em colapso enquanto se esquiva dos ataques de Decepticon.
A cena final da batalha, que apresenta um confronto épico entre Optimus Prime e Sentinel Prime/Megatron.
A partitura e a trilha sonora
Outro ponto forte de Transformers 3 é sua pontuação e trilha sonora. O filme apresenta uma trilha sonora original composta por Steve Jablonsky, que também trabalhou nos filmes anteriores. A trilha sonora é uma mistura de elementos orquestrais, eletrônicos e de rock, criando um acompanhamento musical dinâmico e emocional para o filme. A pontuação também apresenta alguns temas memoráveis, como o tema heróico de Optimus Prime, o tema trágico de Sentinel Prime e o tema triunfante dos Autobots. O filme também traz uma trilha sonora com músicas de vários artistas, como Linkin Park, Paramore, My Chemical Romance e Skillet.As canções são usadas principalmente para melhorar o clima e o tom do filme, bem como para refletir as personalidades e emoções dos personagens.
As performances de voz e humor
Uma terceira força de Transformers 3 são suas performances de voz e humor. O filme apresenta alguns dos dubladores mais icônicos e talentosos da indústria, como Peter Cullen, Leonard Nimoy, Hugo Weaving, Frank Welker e outros. Os dubladores trazem vida e personalidade aos seus personagens, tornando-os mais do que apenas máquinas. Eles também transmitem uma gama de emoções, como raiva, tristeza, alegria e sarcasmo. O filme também apresenta alguns momentos e falas humorísticas, principalmente entregues pelos robôs ou pelo personagem de John Turturro, Simmons. O humor ajuda a equilibrar a seriedade e a intensidade do filme, bem como a atrair um público mais amplo.
Os pontos fracos do filme
O roteiro e os diálogos
Um dos aspectos mais criticados de Transformers 3 é o roteiro e os diálogos. O filme sofre de um enredo fraco e complicado, que se baseia em coincidências, artifícios e inconsistências. O filme também tem muitos buracos na trama, como:
Como os Decepticons esconderam seu exército em órbita por tanto tempo sem serem detectados?
Como o Sentinel Prime mudou de lado sem que ninguém percebesse?
Como Sam sobreviveu a tantas situações perigosas sem ferimentos graves?
Por que Megatron deixou Sentinel Prime assumir sua liderança?
Por que o Optimus Prime matou o Sentinel Prime em vez de poupá-lo?
O filme também tem muitas linhas de diálogo mal escritas, que são cafonas, clichês ou sem sentido. Alguns exemplos são:
"Você pode perder sua fé em nós, mas nunca em si mesmos."
"As necessidades de muitos superam as necessidades de poucos."
"A partir daqui, a luta será sua."
"Você é um soldado agora!"
"Estou diretamente abaixo... do escroto do inimigo."
O tempo de execução e o ritmo
Outra fraqueza de Transformers 3 é seu tempo de execução e ritmo. O filme é muito longo, chegando a quase três horas.O filme tem muitas cenas e subtramas desnecessárias, como:
A procura de emprego e as entrevistas de Sam.
O ciúme e a insegurança de Sam sobre o relacionamento de Carly com Dylan.
A teoria da conspiração envolvendo as missões Apollo e o pouso na lua.
O envolvimento de várias agências e funcionários do governo.
Os personagens de alívio cômico, como Wheelie, Brains, Wheeljack, Jerry Wang, etc.
O filme também tem um ritmo irregular, que alterna entre momentos lentos e rápidos. O filme tem muita exposição e diálogo na primeira metade, e muita ação e barulho no segundo tempo. O filme não tem um equilíbrio adequado entre a história e o espetáculo, tornando-o difícil de acompanhar e apreciar.
Os personagens humanos e o romance
Uma terceira fraqueza de Transformers 3 são seus personagens humanos e romance. O filme não desenvolve ou detalha seus personagens humanos, tornando-os superficiais, estereotipados ou irritantes. O filme também não nos preocupa com seus relacionamentos, motivações ou emoções. Alguns exemplos são:
Sam Witwicky, que deveria ser o protagonista principal, mas é reduzido a um personagem chorão, egoísta e imaturo que reclama de sua vida e de sua namorada.
Carly Spencer, que deveria ser o interesse amoroso de Sam, mas é retratada como uma personagem branda, passiva e objetificada que serve apenas como uma donzela em perigo.
Dylan Gould, que deveria ser o principal antagonista humano, mas é revelado como um vilão genérico, covarde e pouco convincente que não tem motivos claros para trair a humanidade.
Charlotte Mearing, que deveria ser a chefe do Diretor Nacional de Inteligência, mas é retratada como uma personagem mandona, rude e incompetente que não ouve ou respeita os Autobots.
William Lennox e Robert Epps, que deveriam ser os principais aliados humanos dos Autobots, mas recebem pouco ou nenhum desenvolvimento de personalidade ou personagem.
O filme também falha em criar um romance crível ou significativo entre Sam e Carly.O filme não mostra como eles se conheceram, como se apaixonaram ou como superaram suas diferenças. O filme também não aborda o fato de Sam ter tido uma namorada anterior nos dois primeiros filmes, Mikaela Banes (Megan Fox), que foi abruptamente eliminada da série. O filme espera que aceitemos que Sam e Carly estão apaixonados, mas não nos dá nenhuma razão para nos importarmos com eles ou com seu relacionamento.
Conclusão
Vale a pena assistir Transformers 3?
Em conclusão, Transformers 3: Dark of the Moon é um filme que tem alguns pontos fortes e alguns fracos. É um filme que pode agradar aos fãs de ação, ficção científica e robôs, mas também pode decepcionar ou frustrar os espectadores que esperam mais de uma história, personagens e diálogos. É um filme que pode entreter e surpreender com seus efeitos visuais e cenas de ação, mas também pode entediar e incomodar com seu roteiro e diálogos. É um filme que pode transmitir alguns temas e mensagens sobre guerra, liberdade e lealdade, mas também pode contradizê-los ou miná-los com seus buracos na trama, inconsistências e clichês. É um filme que pode ser apreciado como um filme de pipoca ou um prazer culpado, mas também pode ser criticado como um filme falho ou medíocre.
Como ele se compara aos filmes anteriores?
O filme é geralmente considerado melhor do que o segundo filme da série, Transformers: Revenge of the Fallen, que foi amplamente criticado pela crítica e pelo público por seu enredo incoerente, humor ofensivo e ação excessiva. O filme também é geralmente considerado pior do que o primeiro filme da série, Transformers, que foi elogiado pela crítica e pelo público por sua originalidade, charme e equilíbrio entre história e espetáculo. O filme também é geralmente considerado equivalente ao quarto e quinto filmes da série, Transformers: Age of Extinction e Transformers: The Last Knight, que também foram criticados por seu enredo, personagens e diálogos, mas também apreciados por seus efeitos visuais e cenas de ação.
Quais são as perspectivas futuras da franquia?
O filme faz parte de uma franquia maior que inclui outros filmes, séries animadas, videogames, quadrinhos, brinquedos e mercadorias. A franquia é uma das mais bem sucedidas e populares do mundo, tendo uma base de fãs leais e um enorme impacto cultural. A franquia também continua em andamento, com novos projetos e spin-offs sendo desenvolvidos e lançados. Alguns dos recentes e futuros são:
Bumblebee, um filme spin-off que se concentra na história de origem de Bumblebee, um dos Autobots mais amados. O filme foi lançado em 2018 e recebeu críticas positivas da crítica e do público por sua nostalgia, humor e emoção.
Transformers: War for Cybertron Trilogy, uma série animada que retrata a guerra entre os Autobots e os Decepticons em seu planeta natal, Cybertron. A série é dividida em três partes: Siege, Earthrise e Kingdom. A série está sendo transmitida na Netflix desde 2020 e recebeu críticas mistas e positivas da crítica e do público por sua animação, dublagem e história.
Transformers: Rise of the Beasts, um filme sequencial que apresentará novas facções de robôs, como Maximals, Predacons e Terrorcons. O filme será dirigido por Steven Caple Jr. e escrito por Joby Harold e James Vanderbilt. O filme está programado para ser lançado em 2022.
perguntas frequentes
Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre Transformers 3:
P: Qual é o nome do dispositivo que pode acabar com a guerra entre os Autobots e os Decepticons?R: O dispositivo é chamado de Matrix of Leadership, que é um artefato lendário que pode conceder ao seu portador imenso poder e sabedoria. Ele também pode ativar os pilares da ponte espacial que podem transportar matéria pela galáxia.
P: Quem é a nova protagonista feminina em Transformers 3?R: A nova protagonista feminina é Carly Spencer, interpretada por Rosie Huntington-Whiteley.Ela é a namorada de Sam Witwicky, que trabalha como assistente pessoal de Dylan Gould, um rico empresário que trabalha secretamente para os Decepticons.
P: Qual é o nome do Decepticon gigante parecido com um verme que ataca Chicago?R: O nome do Decepticon é Shockwave, dublado por Frank Welker. Ele é um dos seguidores mais leais e poderosos de Megatron, que pode controlar uma enorme besta cibernética chamada Driller.
P: Qual é o nome do Autobot que morre em Transformers 3?R: O nome do Autobot que morre é Ironhide, dublado por Jess Harnell. Ele é um dos amigos mais antigos e próximos de Optimus Prime, conhecido por sua bravura, lealdade e poder de fogo. Ele é morto por Sentinel Prime, que atira nas costas dele com um canhão de ferrugem.
P: Qual é o nome da música que toca durante os créditos finais de Transformers 3?R: O nome da música é "Iridescent", interpretada pelo Linkin Park. É uma balada de rock que expressa esperança e resiliência diante da adversidade.
0517a86e26
Comments